
Entre os dias de 11 a 15 de maio, Salvador (BA) foi a capital do Judô nas Américas, em especial da classe veteranos. Foram quatro competições continentais realizadas na capital baiana, todas com a chancela da Federação Baiana de Judô (FEBAJU), Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Confederação Panamericana de Judô (CPJ).
As disputas foram transmitidas ao vivo pelo canal YouTube da Panamerica. No dia 11 ocorreu o Campeonato Panamericano de Kata, nos dias 12 e 13 o Campeonato Panamericano de Veteranos, no dia 14 o Campeonato Sulamericano de Veteranos e no dia 15 o Open Panamericano de Veteranos.
Mais de 350 atletas de 10 países estiveram presentes nos eventos, fazendo uma grande festa de várias cores na terra do Axé! A Federação Mineira de Judô (FMJ) foi representada por um time de 11 guerreiros que lutaram incansavelmente e trouxeram na bagagem um total de 20 medalhas.
O BARROCA JUDOCON foi representado por 7 atletas: Henrique Carvalho Bachur (M8 -100), Hidehiro Obata Jr (M7 -81), Luís Fernando Martins Lanna (M5 -73), Márcio Henrique da Silva ((M6 -73), Maxwell Gomes Rogana (M6 -66), Ricardo Fagundes Sousa (M1 -73) e Sandro de Oliveira Almada (M6 -66). As conquistas dos barroquinos por campeonato foram:
CAMPEONATO PANAMERICANO DE VETERANOS
PRATA:
- Henrique Bachur
- Ricardo Fagundes
BRONZE: - Luís Lanna
- Maxwell Rogana
4º LUGAR: - Hidehiro Obata Jr
- Márcio Silva
- Sandro Almada
CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE VETERANOS
OURO:
- Henrique Bachur
PRATA: - Luís Lanna
BRONZE: - Márcio Silva
- Maxwell Rogana
- Ricardo Fagundes
- Sandro Almada
PANAMERICAN OPEN VETERANS 2022
PRATA:
- Henrique Bachur
- Luís Lanna
- Márcio Silva
- Ricardo Fagundes
BRONZE: - Sandro Almada
Os próximos eventos para a equipe de Veteranos do BARROCA JUDOCON são:
- Treino aberto, 28/05, às 14h no Colégio Militar (BH);
- Campeonato Mineiro, 04/06 no Colégio Militar (BH);
- 17ª Copa Rio (internacional), 22 a 24/07 (Rio de Janeiro, RJ);
- Campeonato Brasileiro (kata e shiai), 06 e 07/08 (Joinville, SC)
- 31ª Copa Betim (interestadual), 20 e 21/08, Betim.
O desafio maior agora para esses heróicos veteranos é conseguir patrocínio para participarem da Copa Rio e do Campeonato Brasileiro em Joinville (SC).